Introdução Paróquia São Francisco de Assis - Tororó
Logo Paróquia São Francisco de Assis - Tororó

NOSSAS PASTORAIS E MOVIMENTOS.Paróquia São Franciso de Assis - Tororó

  • Liturgia
  • Catequese
  • MESCE
  • Dízimo
  • Eventos
  • Pascom
  • Famíliar
  • Coroinhas
  • Batismo
  • Caminho Neocatecumenal
  • Liturgia

    As principais Atividades da Pastoral da Liturgia são: Auxiliar o Pároco nas atividades Litúrgicas que consiste em disponibilizar leitores e animador para a dinâmica das missas dominicais e semanais; elaborar escala mensal, vestir o ambão e dispor o Lecionário conforme as leituras do dia, distribuir ou colocar de forma organizada os folhetos “Povo de Deus” nas missas de domingo e recolher os folhetos na última missa de domingo (19hs) e guardar para futura incineração e também manter limpas e organizadas as vestes que são utilizadas pelos leitores e animadores.

    Coordernação:
    Letícia e Rosi
    Observações:
    Tarde de formação da Pastoral da Liturgia - 16/03/2024 - 14hs
    Escreva-nos para participar!
  • Catequese

    É responsável por preparar os catequizandos para receber os sacramentos da Eucaristia e Confirmação, orientar os catequizandos no sacramento da Reconciliação ou Confissão, bem como proporcionar a primeira experiência de vida em comunidade. Crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos que não foram batizados também poderão ser preparados para o Batismo ao longo da catequese. Os encontros de catequese ocorrem na Matriz e nas capelas.

    Coordernação:
    Sylvia e Sarah
    A catequese para crianças inclui as seguintes etapas:
    Sementinha - 5 a 7 anos
    Eucaristia 1º ano - a partir de 8 anos
    Eucaristia 1º ano - após o 1º ano
    Perserverança - após Primeira Eucaristia
    A catequese para jovens e adultos inclui as seguintes etapas:
    Crisma 1º ano - a partir de 13 anos
    Crisma 2º ano - após 1º ano
    Pós Crisma - após Crisma
    Crisma de adultos - a partir de 18 anos
    Escreva-nos para participar!
  • MESCE

    MESCE, Paróquia São Francisco de Assis - Tororó

    Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística são leigos aos quais é dada a missão de ajudar os ministros ordinários (Bispos, Presbíteros ou Diáconos) na distribuição da comunhão na Santa Missa. São responsáveis também pela Exposição do Santíssimo Sacramento e, principalmente, por levar a Eucaristia aos doentes ou a outras pessoas que, com razão, a solicitem. É importante ressaltar que o Ministério da Sagrada Comunhão Eucarística é um serviço prestado à comunidade paroquial e requer uma preparação adequada, uma vida de fé coerente, um compromisso com a santidade e a reverência para com a Eucaristia, que é o centro da vida da Igreja Católica.

    Coordernação:
    Francisco e Viviane
  • Dízimo

    Pe. Antonio Elio Oliveira e Silva

    As principais Atividades da Pastoral Dízimo são: Receber dos Fiéis que devolvem o Dízimo no Balcão Dízimo/Informação, seja antes ou após a Missa e registrar tais valores (dinheiro/cartão de débito/PIX) na maquininha (STONE), entregar/receber as Fichas de Inscrições de Novos Fiéis Dizimistas, efetuar vendas de ingressos e produtos, entregar/receber assuntos de outras Pastorais, por exemplo: Fichas de Inscrições de Catequese e outros assuntos, prestar informações aos Fiéis, quando solicitado. Após as Missas, os Plantonistas contabilizam todos os valores recebidos no Balcão, registrados ou não nas maquinhas; colocam tais valores em envelopes e depositam nas urnas (as mesmas das Ofertas), assim como todas as Fichas preenchidas e recebidas. A coordenadora da PD é a responsável por encaminhar ao Setor de Contabilidade da PSFA relatórios mensais das coletas ocorridas durante as missas. A PD prestará apoio aos trabalhos de grandes eventos paroquiais, por exemplo: Festas e Ritos Litúrgicos, conforme os programados na Agenda Anual da Paróquia.

    Observações:
    No dia 6 de abril de 2024 (sábado), haverá uma Palestra (1 hora de duração) sobre o DÍZIMO a todos os membros de Pastorais e a quem interessar, em horário a ser divulgado, tal evento será organizado e apresentado pela Coordenadora da P. Dízimo e pelo Contador da PSFA.

    Coordernação:
    Rosi
    Escreva-nos para participar!
  • Eventos

    Tem como Missão promover, organizar e administrar, juntamente com o Pároco, eventos que compõem o calendário paroquial, de maneira fixa ou eventual, com o objetivo de angariar recursos financeiros que serão destinados à manutenção do templo e realização de novas obras que visem sua melhoria. Tem como responsabilidade ainda, dar suporte nos eventos promovidos por outras pastorais, de forma a possibilitar o entrosamento entre ambas, bem como destas com a comunidade.

    Coordernação:
    Anete e Alessandro
    Escreva-nos para participar!
  • Pascom

    Baseado na Comissão da CNBB a PASCOM possui um campo de ação ilimitado formando um conjunto de ações de comunicação dentro de uma comunidade eclesial. Contribui com as demais pastorais e a igreja por completo fazendo com que ocorra fortalecimento de relações entre as pastorais e comunidade. A divulgação das atividades paroquiais acaba sendo porta de entrada de novos membros para a paróquia e para algumas Pastorais. É responsável pela ligação de diversas atividades entre elas divulgação de eventos de toda a paroquia e comunidades, cobertura com fotos e vídeos e propagação desses nas redes sociais da paroquia, sendo uma forma também de evangelizar e anunciar as mensagens de Jesus por meio de suas publicações.

    Segundo o Diretório a PASCOM “não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia(Diretório 247)

    Coordernação:
    Victoria
    Escreva-nos para participar!
  • Familiar

    A Pastoral Familiar é uma iniciativa criada como consequência da Familiaris Consortio, Exortação Apostólica de São João Paulo II sobre a família cristã no mundo de hoje (1981)

    Missão: evangelizar a família para que, educada no amor, possa ser geradora da vida e da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e da vivência comunitária.

    Proposta: acolher a família, para que mediante atividades de evangelizadoras e formativas, em articulação com as demais pastorais e em unidade com o Pároco, seja apresentado o Querigma e estimulada a vida sacramental e comunitária.

    Atividades desenvolvidas: Preparação para o Sacramento do Matrimônio, Terço das Famílias nas casas de paroquianos das Capelas e da Matriz e Cine São Francisco. Além destas, existem atividades no âmbito da Arquidiocese de Brasília e da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, como Semana Nacional da Família ou Semana Nacional da Vida e do Nascituro.

    Coordernação:
    Francisco e Viviane
    Escreva-nos para participar!

    Perguntas Frequentes.

    Quais os documentos para realizar o casamento?
    Os documentos são os seguintes:
  • Certidão de batismo para fins matrimoniais. (Os noivos obterão esta certidão nas paróquias onde foram batizados e sua validade é de seis meses);
  • Comprovante do curso de noivos (validade 01 ano);
  • Protocolo do casamento civil (sem efeito religioso);
  • Xerox: identidade (noivos e testemunhas);
  • Comprovante de residência (noivos e testemunhas);

  • Os documentos acima citados deverão ser entregues somente na secretaria paroquial.
  • Coroinhas

    São Tarcísio, Padroeiro dos Coroinhas e Acólitos – 15 de agosto.

    Na nossa paróquia, a Pastoral dos Coroinhas, segue os ensinamentos da Igreja Católica, acolhe crianças e jovens acima de 8 anos, são convidando a um encontro pessoal com Cristo. Na celebração eucarística, os coroinhas assumem funções importantes que contribuem para a solenidade litúrgica. Mais que um serviço litúrgico, a pastoral oferece um espaço de formação humana e cristã, onde os coroinhas:

    • Aproximam-se da Eucaristia: aprendendo sobre a liturgia, seus símbolos e significado, tornando-se participantes ativos da celebração.

    • Desenvolvem a fé: através de encontros, retiros, acampamentos e celebrações, aprofundando seu conhecimento sobre a Igreja e sua missão.

    • Cultivam valores: como responsabilidade, compromisso, respeito e trabalho em equipe, tornando-se líderes e agentes de transformação na comunidade.

    • Fortalecem amizades: construindo laços fraternos e vivendo a alegria de servir a Deus e ao próximo. Ser coroinha é uma oportunidade única de crescer na fé, fazer a diferença na comunidade e trilhar um caminho de santidade.
    Coordernação:
    Hodney e Pollyanna
    Escreva-nos para participar!
  • Batismo

    A Pastoral do Batismo é um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a paróquia oferece aos pais e padrinhos na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos. Tem por objetivo primordial promover a devida preparação para uma frutuosa recepção, celebração e vivência do Sacramento do Batismo.

    Os encontros de formação para pais e padrinhos são realizados nos meses pares (em 2024: 18/02; 21/04; 16/06; 18/08; 20/10 e 15/12), sempre às 15h30. A inscrição deverá ser feita até 8 dias antes do encontro de formação na secretaria paroquial. Os batizados são celebrados no quarto domingo de cada mês, sempre após a missa das 10h na matriz. A participação é obrigatória para pais e padrinhos.

    Coordernação:
    Cleusa
    Escreva-nos para participar!

    Perguntas Frequentes.

    Quais os documentos para o curso e o batismo??
  • Cópia da certidão de nascimento da criança;
  • Cópia da identidade e do comprovante de residência dos pais e dos padrinhos;
  • Certificado de crisma e/ou certidão de casamento no religioso (igreja católica apostólica romana), se for o caso, dos padrinhos;
  • Transferência de batismo (batizados que não moram no setor habitacional Tororó).
  • Qual a taxa do batismo?
  • Taxa curso de batismo R$20,00 por pessoa
  • Quando acontece o curso de batismo?
  • Os encontros de formação para pais e padrinhos são realizados nos meses pares (em 2024: 18/02; 21/04; 16/06; 18/08; 20/10 e 15/12), sempre às 15h30. a inscrição deverá ser feita até 8 dias antes do encontro de formação na secretaria paroquial. caso não tenha o mínimo de 6 pessoas, o curso será cancelado e passará para o próximo mês.
  • Quando acontece o batismo?

  • Batismo 4° domingo do mês após a missa das 10h
  • Quais os documentos para transferência de batismo?

  • Cópia da certidão de nascimento da criança
  • Cópia da identidade e do comprovante de residência dos pais
  • Local e data de onde será a celebração
  • Qual o valor da taxa de transferência de batismo?

  • Transferência de batismo 45,00
  • Mais perguntas…
  • Caminho Neocatecumenal

    O Caminho Neocatecumenal é um movimento dentro da Igreja Católica que busca promover uma renovação espiritual e um aprofundamento na fé cristã. Surgiu na década de 1960 na Espanha, por iniciativa de Kiko Argüello e Carmen Hernández, com o objetivo de ajudar os batizados a redescobrirem o significado do seu batismo e a viver de forma mais autêntica o seguimento a Cristo.

    O Caminho Neocatecumenal se caracteriza por uma catequese pós-batismal, que busca conduzir os fiéis a uma experiência mais profunda com Deus e com a comunidade eclesial. Os membros do Caminho se reúnem em pequenas comunidades, onde partilham a Palavra de Deus, a vida de oração e a Eucaristia.

    Uma das características marcantes do Caminho Neocatecumenal é o espírito missionário no qual famílias neocatecumenais são enviadas para lugares distantes para anunciarem o Evangelho e formar novas comunidades cristãs.

    O Caminho Neocatecumenal recebeu o reconhecimento oficial da Santa Sé em 2008, como um itinerário de formação católica válido para a renovação da vida cristã.

    Na nossa paróquia o caminho foi introduzido no ano de 2022 com as catequeses de formação logo após a Páscoa. Desde então todos os anos após a Páscoa temos as catequeses abertas para todos onde novas comunidades são formadas a fim de ajudar a todos nós católicos redescobrimos nosso batizado.

    Para mais informações visitar o site oficial do Caminho Neocatecumenal do Brasil: https://neocatechumenaleiter.org/pt-br/

    Responsáveis Comunidade 1:
    Matheus e Ana Luisa
    Escreva-nos para participar!
São Franciso de Assis

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”

SÃO FRANCISCO DE ASSIS