Introdução Paróquia São Francisco de Assis - Tororó
Logo Paróquia São Francisco de Assis - Tororó

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA Paróquia São Franciso de Assis - Tororó

1960

Na Colônia Agrícola de Nova Betânia, conhecida por Cachoeirinha, à época, o Sr. Diogo Machado de Araújo, dono de quase todas as áreas rurais da região, doou um terreno para uma religiosa, Irmã Margarida.

Inicialmente, Irmã Margarida começou suas obras missionárias de evangelização com visitas às famílias e dando catequese para as crianças.

Naquela época, o atendimento pastoral era precário e a nova Arquidiocese, criada em 1961 pelo Papa João XXIII, tendo como Bispo de Brasília, Dom José Newton, contava com poucos Sacerdotes. Todo o atendimento pastoral e as Celebrações de Batismo eram feitos por religiosas.

O terreno que a Irmã Margarida ganhou, foi batizado com o nome de Nova Betânia e alguns anos depois, este veio a se tornar o nome daquela região.

1980

Em 15 de Agosto de 1989, o segundo Arcebispo de Brasília, o Cardeal Dom José Freire Falcão, emitiu o Decreto de Criação da Nova Paróquia, que fora dedicada ao Menino Jesus de Praga.

O cuidado pastoral da nova Paróquia fora confiado à Congregação das Irmãs Oblatas – e a administração paroquial foi confiada ao padre Alfredo Cesana, religioso Pavoniano.

Durante três décadas, nossa paróquia foi cuidada por essas irmãs religiosas, passando a contar com a presença e o apoio dos sacerdotes nas celebrações das Missas dominicais.

2000

Em 2001, foi nomeado o primeiro pároco residente, o padre Evangelista Moisés de Figueiredo.

Em 2005, no dia 28 de fevereiro, o terceiro Arcebispo de Brasília, Dom João Braz, visando o crescimento demográfico da região, emitiu um decreto mudando a sede da Paróquia de Nova Betânia para a comunidade São Francisco de Assis, situada no Setor Habitacional Tororó, DF 140, Km 4,5.

2010

Em março de 2012, o segundo pároco residente foi o padre Marcelo Ramos. Logo após, em 2014, assumiu o padre Douglas Neris da Costa. Em 2017, assumiu o pe. Antonio Elio Oliveira e Silva.

Atualmente, desde fevereiro de 2018, a Paróquia São Francisco de Assis - Tororó tem por seu pároco o pe. Mateus Manuel Camuege e possui três comunidades rurais: Capela Menino Jesus – Nova Betânia, Capela Nossa Senhora Aparecida – Chapada, Capela Santa Clara – Barreiros e Nossa Senhora de Fátima - Aguilhada.

São Franciso de Assis

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”

SÃO FRANCISCO DE ASSIS